+55 81 3721-7402

+55 81 9.8131-1529

secretaria@colegioireneborges.com.br

Colégio Irene Borges

O Colégio Irene Borges, é atuante há 22 anos na cidade de Caruaru, oferece ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, foi fundado em 02 de fevereiro de 1997, seu nome originou-se em homenagem a avó materna de sua fundadora Marilane Maria Lira da Silva. Até o ano de 1999, o Colégio contava apenas com a Educação Infantil e Alfabetização. A partir do ano de 2000 passou a oferecer também o Ensino Fundamental- Anos Iniciais que compreende da 1ª a 4ª série / 1º ao 5º ano. Quatro anos mais tarde, ampliou seus serviços atendendo, também, ao Ensino Fundamental- anos Finais da 5ª à 8ª série / 6º ao 9º ano. Em 2008 o colégio começou a oferecer o Ensino Médio do1º ao 3º ano.

Missão

Nossa missão está pautada em “Oferecer ensino de qualidade prezando pelo crescimento e evolução do aluno, contribuindo assim, para sua formação enquanto cidadão e agente modificador da sociedade”

Visão

Nossa visão está baseada em tornar-se uma referência em educação e ensino de crianças e adolescentes na cidade de Caruaru-PE, atendendo aos princípios éticos e morais que norteiam uma instituição com excelência em ensino de qualidade.

Metodologia

Nossa metodologia é sócio-construtiva, pois procura dar a seus alunos a oportunidade de construir e ser agente participativo no processo de ensino e aprendizagem preocupando-se em capacitá-los, dando suporte e oferecendo possibilidade de expandir seus conhecimentos. A proposta ainda busca seguir os métodos tradicionais com avaliações continuas baseadas em um modelo qualitativo prevalecendo sobre o quantitativo visto que, a formação do aluno deve estar voltada à construção de uma sociedade mais justa. O Colégio preocupa-se também em preparar seu aluno de Ensino Médio 1º ao 3º ano, para ingressar na universidade, bem como participar das demais provas de seleção.
Seguindo a linha metodológica, é dever do Colégio proporcionar uma educação de qualidade, para isso nossa proposta conta com o empenho de professores capacitados, supervisores, administradores, alunos e comunidade. O Colégio preocupa-se em desenvolver um trabalho voltado à sociedade, oferecendo debates e palestras a cerca de conscientizar e buscar possíveis soluções sobre temas presentes no cotidiano do jovem tais como: violência, drogas, sexualidade, mercado de trabalho, etc.. O colégio organiza condições materiais e simbólica construindo novas práticas pedagógicas, relações sociais e articulações com a comunidade. O colégio define regras de participação, distribui responsabilidades dos órgãos colegiados, reordena o tempo e o espaço pedagógico. Com isso, objetiva a ampliação de oportunidade de ensino aprendizagem, avaliação, enriquecimento cultural dos alunos e garantia dos processos participativos da comunidade.